Eu quero fazer aeromodelismo.

Iniciado por Duti, 29 de Janeiro de 2010, 00:13

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Duti

Eu quero fazer aeromodelismo.  ok

Se é isto que você pensa, então é altura por a prova essa vontade, vendo se está preparado para começar.

Deve informar-se junto da Federação Portuguesa de Aeromodelismo ou outro órgão oficial local,  junto de amigos ou conhecidos, dos locais  próximos da área da sua residência onde se pratica a modalidade.

Depois é altura de fazer uma visita durante alguns fins de  semana, para acompanhar ao vivo o dia de um aeromodelista. Procure o responsável pelo grupo, e fale na sua intenção de se iniciar na modalidade. Certamente vão dar-lhe atenção, e possivelmente convidá-lo a fazer um voo em duplo comando, para você sentir o prazer de pilotar um aeromodelo.
É mais difícil do que esperava, não é? Pois aqui é que reside o mistério desta espantosa modalidade.
Informe-se se vai necessitar de se filiar em algum clube, e como poderá fazer um seguro de responsabilidade civil.

Aproveite para ver os procedimentos entre aeromodelistas. Controlo de frequências, gestão do espaço aéreo, procedimentos para descolar e aterrar, entre outros.
Acompanhe as conversas, pois certamente vai recolher  informações úteis. Saiba quais são as marcas e modelos que predominam nos rádios, motores e aviões trainer. Informe-se junto do responsável do campo, qual é o conjunto que ele recomenda para a sua iniciação, pois certamente ele como instrutor estará mais familiarizado com alguns  modelos de rádio, motores e modelos, o que irá facilitar a afinação do seu conjunto.

Atenção, que o seu  primeiro avião não vai ser aquele SPITFIRE lindo que você viu, mas sim um trainer, que é um modelo com características específicas para a iniciação e evolução, por serem de asa alta, lentos, leves, de fácil recuperação dos erros de pilotagem que irá cometer e fáceis de reparar em caso de pequenos toques.  Só assim é que você um dia poderá vir a pilotar o tal Spitfire.
Já deu estes passos? Então chegou a hora da escolha e compra do material.


Importante
Hoje com a banalização da electrónica, surgem milhares de "brinquedos" nos supermercados, que são comprados por muitas pessoas pensando que estão a adquirir material para a prática de aeromodelismo. Nada mais errado, pois este material não é, nem poderá ser utilizado para a prática do verdadeiro aeromodelismo.
Muitos de nós pensam que voar um aeromodelo é a mesma coisa que voar um avião num simulador de um computador. ERRADO. As semelhanças são muito poucas. Os simuladores que que chegam la mais perto são simuladores próprios para aeromodelismo e que fazem uso de um comando aeromodelistico. Mas com uma diferença ali o material é gratuito e raramente nos incomodamos se quebramos um modelo. Pelo que o esforço em fazer tudo direito é bem menor.
Existem muitas pessoas que tentaram fazer os primeiros voos sozinhos, com MUITOS maus resultados. Procura sempre ajuda, pois não há nada pior que "partir" um modelo.

Nunca se esqueça.
Voar não é perigoso. Os acidentes é que são. #??
O número de descolagens, deve ser igual ao de aterragems. Caso contrario a segundas são quedas. :o
Descolar é facultativo. Aterrar é obrigatório. #esqueci
Na batalha entre um avião e o solo o avião perde sempre.
:r)

Tec. A.V.A.C. com formação em Informática.
Hobby's: Aeromodelismo; Electrónica; Aquariofilia e outros.
" Te desejo em dobro, do que me desejares a mim. "
Um abraço,

Duti


Bem eu comecei assim, e aqui podem ver o meu modelo de construção própria.

Duti

Tec. A.V.A.C. com formação em Informática.
Hobby's: Aeromodelismo; Electrónica; Aquariofilia e outros.
" Te desejo em dobro, do que me desejares a mim. "
Um abraço,

Marcio Correia

Acima de tudo o ideal é procurar ajuda de alguém com experiência, o ideal é escolher um clube e concerteza a malta vai dar uma mãozinha e dar umas dicas importantes.

Para quem for do norte posso sugerir o CAN ao qual eu pertenço

www.can.pt