Iniciação no aeromodelismo

Iniciado por Duti's, 18 de Julho de 2011, 08:40

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Duti's

COMO POSSO COMEÇAR?

Procure um Clube na sua região, normalmente há pessoas com boa vontade para ajudá-lo. Não se envergonhe de perguntar, uma vez que também eles já foram principiantes.
QUANTO CUSTA UM MODELO?

Normalmente para um principiante o investimento parece muito elevado. No entanto o maior investimento poderão ser o rádio e o motor, mas normalmente duram muitos anos, sendo o avião o objecto mais sujeito a acidentes, mas também o mais barato. Pode-se com o mesmo rádio e motor voar uma ampla gama de modelos.
QUE TIPO DE RÁDIO?

Quando se olha para os vários modelos disponíveis no mercado, é possível confundir até os aeromodelistas mais experientes, tal a variedade de marcas, tipos e acessórios. Logicamente que quanto mais sofisticados, mais caros são. Para os principiantes um modelo de quatro canais é suficiente.
ASA ALTA OU ASA BAIXA?

Os modelos de asa alta têm o centro de gravidade mais bem distribuído, isto é, o corpo do avião fica dependurado na asa, permitindo voos em baixa velocidade, o que é ideal para o principiante. Os modelos de asa baixa são normalmente mais críticos. A vantagem dos modelos de asa baixa é que são mais rápidos, facilitando as manobras acrobáticas. Recomenda-se, no entanto, que o principiante se inicie com um modelo de asa alta com um perfil plano convexo e algum diedro, que embora mais lento e às vezes mais feio, facilita a aprendizagem. Quando se sentir plenamente treinado pode passar para um modelo de asa baixa. O que o principiante de levar em consideração é que o mais importante é um modelo que voe bem, e não um modelo bonito.
PORQUÊ PEDIR AJUDA A UMA PESSOA MAIS EXPERIENTE?

Primeiro ele voará o seu modelo pela primeira vez, certificando-se que as reações estão perfeitas e corrigirá alguns vícios caso necessário. Assim uma pessoa experiente fazendo o primeiro vôo torna-se importante para realizar as correções necessárias, antes do piloto principiante assumir os comandos. Ele conseguirá antever as atitudes do modelo e corrigirá a tempo, evitando acidentes desnecessários. Quando o principiante assumir pela primeira vez os comandos, a primeira reação será uma completa desorientação espacial, não saberá de imediato se o modelo está vindo, subindo ou descendo. Imagine-se sozinho! Este efeito é normal, com o passar do tempo começa-se a manobrar e a sentir os comandos e a perceber o que está efectivamente a acontecer, até sentir segurança para vir descendo e fazer as manobras mais próximas. Cuidado ainda, porque pode parecer haver uma inversão dos comandos. Isto é, quando o modelo se está a afastar os comando são "normais", ou seja quando comanda para a direita o modelo vai para a direita. No entanto, quando ele vem na sua direcção, os comandos parece que se invertem, quando se comanda para a direita o modelo vai para a esquerda, lembre-se disto; dê comando para o lado da asa que vem a cair. Assim, não é difícil aprender, basta estar atento às instruções e executar as ordens que lhe forem dadas.
Tome nota de mais alguns pontos:

- Não desista às primeiras contrariedades.
- Quanto mais simples melhor.
- Nada de equipamento velho.
- Leia, leia, leia, a Internet é um manancial de informação.
- Observe os outros.
- Calma e muita paciência.
ATENÇÃO!
Não devemos esquecer que um avião não é um brinquedo. NUNCA se deve tentar voar se não se tiver a certeza do que se está a fazer. Estes são alguns conselhos que você deve seguir: Verificar sempre o estado do material, os movimentos das superfícies móveis, FAZER UM EXAME DE FREQUÊNCIAS ANTES DE VOAR. Nunca voar nas vizinhanças de casas, edifícios ou pessoas, nem dentro da cidade.

(fonte http://www.can.pt/)